Pular para o conteúdo principal

Técnica Pomodoro de estudos: como funciona e como fazer passo a passo

A técnica Pomodoro é um método de organização do tempo para realização de tarefas desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo.

O método é chamado assim pois Cirillo usou um cronômetro de cozinha no formato de um tomate para gerenciar suas tarefas. Em italiano, tomate é pomodoro.

O objetivo da técnica Pomodoro é evitar a procrastinação, ou seja, o adiamento de tarefas, buscando a produtividade que causa aquela sensação de prazer ao se dar conta de que todas as tarefas planejadas para o dia foram concluídas com sucesso.

É interessante nessa técnica que ela foi desenvolvida de modo a evitar o cansaço que muitos outros métodos podem causar em razão de sua rigidez e dos muitos detalhes.

Vamos aprender de forma objetiva como aplicar a Técnica Pomodoro?

Continue lendo para ver:

  • O que é a técnica Pomodoro: o pomodori, as pausas e as pausas mais longas
  • As ferramentas necessárias
  • As interrupções e como evitá-las

Técnica Pomodoro de estudos: como funciona e como fazer passo a passo

O que é a Técnica Pomodoro e como aplicá-la passo a passo com exemplos

O pomodori

A técnica consiste em períodos de tempo determinados para cada tarefa.

A ideia é pegar um cronômetro e programá-lo para despertar em 25 minutos.

Esse período de 25 minutos é chamado de pomodori. Durante esse pomodori você deve focar em apenas uma tarefa.

Foque bem nisso: apenas uma tarefa.

Exemplo: ler 10 páginas de um artigo sobre determinado assunto.

Se você terminar essa tarefa antes do pomodori, ou seja, dos 25 minutos, aproveite esse tempo para revisar os pontos que você destacou dessas 10 páginas ou faça um breve resumo sobre o que você leu.

Mas você tem que continuar focado nessa tarefa até terminar o tempo.

A ideia por trás dos 25 minutos da técnica é que como esse período é curto, é mais difícil você se distrair com outras tarefas e focar com maior força no que você se determinou a fazer, sabendo que você só terá esse período para a tarefa.

Além disso, tendo esse tempo determinado, você sentirá uma sensação mais tangível de prazer ao terminar a tarefa.


Pausas entre Pomodoris

Após terminar um pomodori, você precisa fazer uma pausa de 5 minutos antes de iniciar outro.

Procure não fazer, nesse período de intervalo, alguma atividade que exija algum tipo de esforço ou que você sabe que levará muito tempo para terminar.

Você pode dar uma volta, brincar com seu animal de estimação, tomar água, ir ao banheiro etc.

Esse período de pausa dará um descanso para a sua mente e te preparará para a próxima tarefa.

Pausa mais longa

Após fazer 4 pomodoris, você deve dar uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

Veja a ilustração:

Técnica Pomodoro de estudos: como funciona e como fazer passo a passo

Ferramentas

Cronômetro
Duas listas (no papel, em um bloco de notas, em uma lousa etc)
A primeira lista é chamada de inventário.

Nessa primeira lista você vai anotar as tarefas que você precisa fazer de forma geral (por agora e mais à frente).

A segunda lista é chamada de tarefas do dia.

Nessa última você vai anotar somente as tarefas específicas para o dia.

Você vai transferir as tarefas do inventário que você deseja fazer no dia de hoje e pode acrescentar outras que forem aparecendo ao longo do dia e que são urgentes.

Coloque a tarefa que você precisa fazer e também quantos pomodoris você vai precisar para terminar a tarefa.

Exemplo: uma das tarefas será checar e responder e-mails do seu grupo de um trabalho em equipe. Você calcula que para completar essa tarefa levará dois pomodoris (25 minutos + 25 minutos).

Se uma tarefa for muito longa, você pode dividi-la em subtarefas.

Exemplo: se você precisa preparar uma apresentação para um trabalho, dedique 2 Pomodoris para a pesquisa sobre o assunto + 4 Pomodoris para organizar os principais tópicos + 4 Pomodoris para montar os slides etc.

Interrupções

Pois é. Elas vão acontecer e o ato de usar uma estratégia como a Pomodoro não vai impedir que elas ocorram.

Por isso, valem as recomendações de sempre:

Se a tarefa exigir o uso do celular, desligue as notificações de aplicativos;

Deixe todo o material necessário sempre à mão para não precisar deixar seu local de estudos;

Avise às pessoas ao seu redor sobre o seu momento

+ Veja também: 3 inimigos da produtividade para quem estuda a distância

Essa é apenas uma dentre as muitas técnicas que você pode experimentar e verificar se ela se encaixa com o seu estilo de vida, sua rotina e seus objetivos.

Experimente.

Quem sabe esse método não transforma a sua forma de estudar e de trabalhar?

Comenta aqui embaixo qual técnica você já segue na sua rotina de estudos 👇

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício