Pular para o conteúdo principal

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado?

Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos.

Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo?

caderno com anotações bonitas e organizadas

Por que ter um caderno organizado?

Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como:

  • Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas;
  • Demonstrar a capacidade de síntese e de organização;
  • Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos.

Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas.

Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por gentileza deixe nos comentários.

São 10 dicas fundamentais e mais 5 dicas extras que focam especificamente em partes mais técnicas da estética.

Bacana, não é?


Lembrando que este artigo está em constante atualização, complementando o conteúdo com novas dicas.

Por isso, não deixe de comentar quais técnicas, truques e dicas você conhece.

Como ter um caderno bonito e organizado: 15 dicas

#1 Ter as folhas com a gramatura grossa

Essa é uma dica fundamental.

Sabe aquelas manchas de caneta que aparecem quando você vira a folha do caderno? Isso ocorre porque a tinta ultrapassa a folha e algumas manchas acabam transferindo para o verso.

Escolhendo um caderno com a gramatura mais grossa, a tinta não chegará ao outro lado, prejudicando a visibilidade do texto no verso.

#2 Usar caneta de ponta fina

Procure usar canetas de ponta fina. A caneta de ponta fina resultará em letras mais finas, o que garantirá uma clareza maior. 

Veja na imagem abaixo. 

Claro que há outras diferenças entre as duas imagens que também ajudam na legibilidade, como a escrita cursiva na primeira de de fôrma na segunda, a divisão em duas colunas...

Mas, mesmo assim, note que a grossura da letra contribui muito para a clareza na segunda foto.

cadernos com anotações bonitas e organizadas
Montagem de prints do vídeo do canal Liara Horie

#3 Usar cores claras

Para os trechos escritos com canetas coloridas, prefira cores mais claras. 

Esteticamente, as cores mais claras me parecem mais bonitas no papel. Experimente e descubra em quais tons você prefere.

caderno com anotações bonitas e organizadas

#4 Dividir a folha em duas colunas

Sabe aquele modelo tradicional de escrever na linha toda? Que tal experimentar dividir a página em duas colunas?

É um formato muito interessante e deixa suas anotações lindas e visualmente muito mais organizadas.

Você pode traçar mesmo a linha no meio da página (com capricho, claro) ou criar uma linha imaginária.

Veja os exemplos:

caderno com anotações bonitas e organizadas
Imagem do Instagram @estudevini

caderno com anotações bonitas e organizadas

#5 Letra de fôrma

A letra de fôrma, por não juntar as letras umas nas outras como na letra cursiva, acaba passando uma imagem mais clean. As letras um pouco mais afastadas dá uma clareza maior e um espaçamento que favorece a estética e a organização.

caderno com anotações bonitas e organizadas
Imagem do Instagram @vempramimdireito

#6 Use marca-textos de forma criativa

Você pode usar para grifar conceitos e assuntos importantes, mas você pode também usá-lo de forma criativa. 

Por exemplo, escrever o título do conteúdo e preencher o restante da linha com o marca-texto. 

Você pode colocar o título alinhado à esquerda e preencher o espaço restante da linha ou colocar o título centralizado e preencher o primeiro espaço em branco antes do texto e o segundo espaço em branco após o texto.

caderno com anotações bonitas e organizadas

Aqui vale um disclaimer importante: vendo as imagens de cadernos lindíssimos você pode imaginar que é preciso gastar uma grana com canetas da moda, cadernos caríssimos e outros materiais utilizados para "customizar" suas anotações. Esse é um equívoco muito grande! 

Há uma variedade enorme de materiais escolares. Alguns tão bons quanto outros, mas que podem custar mais caro em razão da marca, das recomendações de influenciadores etc.

Por isso, procure opções que cabem no seu bolso. 

A marca dos materiais não vai ser um impedimento para você manter um caderno bonito e organizado.



#7 Use post-its

Além de contribuírem para deixar suas anotações mais bonitas, os post-its podem ajudar também a aproveitar melhor o espaço das folhas do seu caderno.

Sabe quando falta muito pouco para terminar o conteúdo de um assunto e ele irá ocupar apenas uma pequena parte de outra folha?

Para concentrar todo o assunto naquelas folhas, você pode colar um post-it em algum local da folha com a informação.

caderno com anotações bonitas e organizadas

#8 Capriche na caligrafia

Vale a pena dedicar alguns minutos do seu dia para exercitar a caligrafia. Pela internet você encontra muitos vídeos ensinando os formatos das letras (de fôrma, cursiva, maiúscula, minúscula...).

Uma letra uniforme, mais ou menos do mesmo tamanho, passa uma imagem muito mais clara e organizada.

#9 Use as linhas como guias para fazer as ilustrações

Sabem os gráficos e ilustrações de exemplo (de disciplinas como física, biologia e matemática)? Use as linhas para buscar fazer as ilustrações o mais alinhadas possível. Veja o exemplo abaixo. 

Note que a ilustração parece ter sido feita dentro de um quadrado imaginário. As linhas podem te ajudar nesse caso.

caderno com anotações bonitas e organizadas

#10 Busque inspirações

Para encontrar novas ideias de como organizar o seu caderno, você pode se inspirar em outros cadernos compartilhados pela internet.

Você pode encontrar muitos exemplos no Pinterest, no Google Imagens, no Tumblr e em Studygrams (instagrams de estudos).

Procure pelos termos "caderno organizado", "caderno bonito", "caderno tumblr" e você vai navegar por uma infinidade de exemplos. 

Dicas Extras | Como ter um caderno bonito e organizado (durante a aula, truques técnicos e inspirações)

1. Capriche no título enquanto o professor ainda está introduzindo o conteúdo, pois o título é o que chamará mais atenção e destacará o conteúdo. As outras anotações você pode fazer em caneta simples de ponta fina, em letra de forma. Ficará organizado, bonito, e você só dedicará mais tempo no título.

2. Para fazer títulos mais bonitos, escreva com a caneta marca-texto e, em seguida, contorne as letras com uma caneta preta de ponta fina.

3. Se for usar régua, lembre-se de limpá-la para não manchar a folha. Você pode passar em uma folha usada, em um pedaço de pano... qualquer coisa serve.

4. Se precisar colar algo no caderno (uma ilustração, um post-it que perdeu a cola), use cola bastão, pois a cola líquida vai deixar a folha enrugada e dependendo da quantidade que você colocar, pode até rasurar a folha, estragando todo o seu trabalho.

5. Vídeo com muitas ideias para decorar o caderno com post-it.

caderno com anotacoes bonitas e organizadas com post-its
Print de vídeo do canal Mell tube Mell

Conclusão

Você já deve saber, mas não custa repetir: o mais importante é que as anotações no caderno sejam realmente úteis para você estudar.

Deixá-las bem organizadas e esteticamente harmoniosas pode ajudar nessa função, além de agradar aos olhos, é claro, mas se você acha que esse processo está tomando sua concentração, procure fazer de forma mais simplificada ou simplesmente focar na matéria propriamente dita.

Além disso, lembre-se que se você pode investir em materiais de boa qualidade para as suas anotações, aproveite! Mas se não é o caso, seja criativo. Use o que você tem à disposição e capriche na imaginação.

Essas dicas te ajudaram?

Se sim, não deixe de comentar o que achou e de compartilhar esse artigo com outras pessoas!


15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)




Comentários

  1. Its evenly distributed weight between heel and toe makes the center shafted hosel best suited to gamers with a straight 솔카지노 again, straight via stroke. The heel-shafted hosel orients the shaft axis far into the heel aspect of the putter to create vital toe hang, which will increase the inertial drive required to rotate the putter face. Optimal for gamers who are likely to|are inclined to} over rotate the clubhead at impact, who will recognize the larger control and stability.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado ajudou mt

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, sigo algumas dessas dicas, como os títulos por exemplo 😍😍😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício