Pular para o conteúdo principal

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Como Estudar Online: dicas para quem estuda a distância

Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Você decidiu que vai começar a estudar online e está buscando dicas para fazer dessa experiência a melhor possível?

Ou então você já estuda a distância mas sente que precisa melhorar a sua produtividade?

Estudar a distância é uma solução incrível para quem tem a rotina muito cheia, para quem não dispõe de tempo para se deslocar de casa ou do trabalho até a faculdade, para quem precisa estar perto de família...

Com o desenvolvimento tecnológico e pedagógico das instituições de ensino em EAD e com a aceitação cada vez maior do mercado de trabalho, estudar online tem sido cada vez mais frequente.

A pandemia veio para acelerar ainda mais esse processo.

Muitas universidades passaram a oferecer as aulas de forma remota, enquanto muitos estudantes estão se preparando em cursinhos online ou por meio de um cronograma próprio de estudos para concursos ou para o Enem.

Mas para aprender de verdade estudando em casa é preciso seguir algumas práticas que vão te proporcionar produtividade e aproveitamento reais sobre o que você está estudando.

As distrações e até mesmo algumas limitações do ensino a distância podem fazer com que você não aproveite os momentos dedicados aos estudos e se sinta frustrado.

Pensando nisso, esse artigo vai explicar detalhadamente como estudar online e oferecer dicas para quem estuda a distância.

Veja só o que você vai encontrar:

  • O que é ensino a distância

  • Vantagens e desvantagens do EAD

  • Dicas sobre estudar online (de organização, planejamento e execução)

  • Conclusão

É importante destacar que este artigo vai mencionar muitas vezes o EAD, mas as dicas servem também para quem está estudando online por conta próprio para o ENEM, para concursos e vestibulares, e não apenas para quem faz faculdade a distância.

Vamos lá?



O que é ensino a distância - EAD

É uma forma de ensino-aprendizado que acontece por meio de tecnologias que permitem que aluno e professor possam estar em lugares e/ou tempos diferentes.

Muitas pessoas não encontram tempo em meio à rotina para se deslocarem fisicamente à faculdade, seja pela distância que ocuparia horas de trânsito, seja por trabalharem em longos períodos de tempo e até mesmo por precisarem se dedicar à família além do horário de trabalho registrado.

Nesse cenário o ensino a distância é uma excelente solução e por diferentes razões.

Vamos conferi-las logo abaixo:

Vantagens de estudar online

1. Acessar os conteúdos sempre que desejar e adaptar a rotina de estudos aos seus horários

Uma das facilidades que o ensino a distância oferece é que todo o conteúdo das disciplinas fica disponível para consulta sempre que for preciso.

As aulas em vídeo e os textos escritos, previamente elaborados, distribuídos em uma sequência lógica, exatamente como no presencial, é disponibilizado online no ambiente virtual de aprendizagem - AVA,  precisando somente de internet para acessá-lo.

TODO o conteúdo fica disponível para ler e reler.

2. Não passar horas no trânsito

Essa é provavelmente uma das maiores razões que me fizeram estudar a distância.

Quando terminei o meu curso presencial e comecei o curso EAD, notei que o meu nível de estresse diminuiu significativamente.

Isso porque na primeira experiência, passava horas no trânsito.

Era uma rotina desgastante e que cansava mentalmente muito mais que o ambiente da faculdade em si.


3. Aumentar a concentração nos estudos

Sigo um ritual muito severo quando estou estudando: ignoro o celular, aviso a todos da  casa quais são os meus horários de estudo e faço as pausas em horários determinados, como no ensino presencial mesmo.



No EAD será você e o professor na vídeo aula e no material didático.

Não há colegas mostrando algo no celular, professores se distraindo com alguma situação específica com algum aluno.

Desta forma, a concentração é muito maior do que dentro da sala de aula que, por si só, costuma ser um ambiente monótono que nos faz prestar a atenção em qualquer outra coisa que não seja o conteúdo da aula.

4. Pagar um preço mais justo

A outra universidade presencial em que estudei tinha uma mensalidade muito cara e com razão: professores muito bem formados e experientes e espaços físicos como laboratórios de informática e salas de aula bem equipados e grandes.

Além da mensalidade há o transporte, a alimentação e alguns custos adicionais.

No curso a distância não se utilizam salas de aula todos os dias, portanto, não se gasta tanto quanto uma instituição presencial com energia, por exemplo.

5. Não há diferença entre o diploma presencial e o a distância

Um esclarecimento de uma dúvida muito comum: o diploma.

O diploma vale igualmente ao do curso presencial (desde que seja reconhecido pelo MEC, é claro).

como estudar online: dicas para quem estuda a distância
Foto de Ekrulila no Pexels

Dicas para estudar online (de organização, planejamento e execução)

  • Selecione quais dessas dicas funcionam para você

A primeira dica é que você entenda que uma estratégia de estudos a distância pode funcionar muito bem para alguém, mas não para você.

Explico.

Uma das dicas a seguir é experimentar o filtro de luz azul para estudar. Esse filtro diminui a intensidade do tom azul da tela e dá uma sensação mais confortável aos olhos.

Entretanto, é possível que para o seu organismo, usar o filtro de luz azul vai te dar vontade de dormir quase que instantaneamente.

Para outras pessoas não.

Por isso, experimente as dicas e escolha as melhores para o seu estilo de aprendizagem.

  • Crie mecanismos de motivação

Pensar no futuro, para mim, costuma me dar um boost de energia e de motivação.

Mantenho em mente onde quero estar e relembro que esse momento de estudos faz parte da trajetória para chegar lá.

Procure criar mecanismos de motivação.

Podem ser recompensas como fazer algo que você goste muito, se dar um presente ou estratégias mais mentais.

O importante é ter algo a que recorrer quando você estiver pensando em desistir.

  • Avalie se você está indo bem por meio de exercícios

Lembre-se: se você está estudando por conta própria (exceto nos casos de faculdade online ou de cursinhos) você não tem um professor corrigindo os seus exercícios e dando o feedback para que você saiba se está se saindo bem.

A dica é fazer testes simulados e resolver exercícios prontos na internet. Você pode dedicar horários e dias específicos no seu cronograma de estudos a resolver os exercícios dos conteúdos vistos no dia ou na semana.

  • Faça pausas

Sem os horários de intervalos e as trocas de aula que ocorrem na faculdade presencial, pode acontecer de você se dedicar horas a fio aos estudos e isso não é uma coisa boa.

O seu corpo e a sua mente precisam de pausas para descansar, para se recompor.

Respeite os seus limites e você conseguirá estudar de forma saudável e com o maior nível de retenção possível.

Foto de Julia M Cameron no Pexels

  • Faça um cronograma de estudos

Por meio de um cronograma de estudos específico, que abranja várias áreas da sua rotina e que seja claro e de fácil visualização é possível alcançar a clareza mental o seu momento de estudos.

Além disso, é um instrumento para a sua produtividade, fazendo com que você estude o que deve ser estudado e da forma certa, com o tempo adequado para assimilação.

O cronograma de estudos é simplesmente fundamental. Eu sugiro que veja o post como criar um cronograma de estudos em 5 passos + modelos prontos.

  • Determine o tempo de dedicação para estudar online

No cronograma de estudos você precisará determinar quanto tempo dedicará a cada conteúdo e quando começará e terminará o expediente de estudos.

Ter esses horários definidos e cumpri-los com comprometimento é essencial para conquistar estudar produtivamente.

  • Verifique se você possui uma estrutura básica para estudar online

Não é necessário muito, isso é verdade.

Mas verifique se você possui o básico para não precisar interromper a sua rotina de estudos.

Veja se possui acesso à internet estável, se o seu computador funciona sem travamentos ou desligamentos abruptos, se há mesa e cadeira na altura correta para você estudar com conforto e corretamente.

  • Monte um espaço de estudos

Essa dica você vai encontrar em qualquer artigo que se preze sobre dicas para estudar em casa.

Você precisa reservar um espaço com os materiais que você irá utilizar nos estudos.

O ideal é que seja um cômodo específico da casa, como um home office mesmo, mas muitas pessoas separam um canto de estudos no próprio quarto.

+ Veja também: como montar um home office ideal para estudar em EAD

Ele precisa ser bem iluminado, bem ventilado, conter mesa e cadeira em boas posições ergonômicas.

Nada de estudar em cima da cama.

Isso vai te dar uma sensação de conforto exagerada. Quando você estiver se cansando, com a cama ao seu alcance é fácil escolher tirar um cochilo e aí...


  • Experimente um filtro de luz azul

Eu achei essa dica incrível e eu passei a adotá-la após ler um artigo na internet.

Alguns aparelhos de celular, tablet e notebooks possuem uma função chamada “filtro de luz azul”.

Quando ativado ele deixa a tela com uma cor mais amarelada e confortável aos olhos.

Mas tome cuidado: esse filtro pode deixar sua visão confortável demais a ponto de incentivar o sono.

Por isso, caso perceba esse efeito acontecendo com você, opte por controlar o brilho da tela.

  • Faça ou procure um grupo de estudos

A principal diferença entre o presencial e o online é a falta de interação entre você, seus professores e colegas.

Faça ou procure um grupo de estudos para que vocês conversem e troquem dicas e aprendizados.

Se você está estudando por conta própria, quer dizer, você montou o seu próprio cronograma, procure em vídeo aulas no Youtube se há comentários de outras pessoas sugerindo criarem um grupo.

Se está fazendo uma faculdade online, não deixe de participar das aulas interativas e tente também ingressar em um grupo de alunos para ampliar mais essa interação.

+ Pode interessar: como são as aulas interativas no ensino a distância

  • Fuja das distrações

Eu faço faculdade a distância há 04 anos e digo por experiência própria: você precisa bloquear toda e qualquer distração, pois estudando em casa você vai “produzir” muito menos se se deixar levar por notificações no celular, pela chamada de alguma pessoa que more com você, por visitas...

Seja radical.

Avise às pessoas que moram com você qual é o horário em que você começa e termina de estudar e peça para que eles façam a gentileza de não interrompe-lo.

Diga o quanto isso é importante para você.

Feche as abas do seu navegador que não são estritamente as das aulas.

Não deixe o seu celular por perto. Se você o utiliza para consultar seu cronograma, para acompanhar seu tempo de estudos ou para qualquer outra função: desative as notificações.

  • Use aplicativos e ferramentas

Existem ferramentas com muitas funções e para diferentes utilidades.

Pesquise quais estão disponíveis e quais podem te ajudar a se sair o melhor possível nos estudos.

Há aplicativos que seguem a técnica Pomodoro, alguns de playlists para estudar, outros que organizam em uma agenda quais assuntos você precisa estudar...

+ Veja também: ferramentas gratuitas de organização para estudantes

  • Entenda o que você precisa estudar

De todos os conteúdos abordados por cada matéria você sabe quais vão cair na prova do vestibular?

Você sabe quais vão cair no Enem?

Lendo os editais dos processos seletivos você consegue delimitar dentro do seu cronograma de estudos o que realmente precisa estudar, assim você foca muito mais no importante e otimiza os seus estudos.

Foto de Julia M Cameron no Pexels

  • Faça resumos e exercícios práticos

Essa é uma parte muito importante. Estudando online você é o responsável por se policiar em relação ao que estuda.

Se você está montando o seu cronograma, insira muitos resumos e exercícios para fazer e não apenas as vídeo-aulas ou as leituras.

Lembre-se que você não tem um professor ao seu lado, te guiando o tempo todo para estudar.

Você precisa assumir esse compromisso.

  • Copie o conteúdo e observe o professor separadamente

Se você está estudando em casa por meio de vídeo-aulas, uma dica muito boa é você copiar o conteúdo que o professor colocou na lousa enquanto o vídeo está pausado e soltar depois.

Digo por experiência própria, pois no meu curso online nós temos o material escrito, as vídeo-aulas e os slides do professor de forma separada, mas eu gosto de ir anotando durante a própria aula.

Por isso, pausar e anotar antes vai permitir que você preste mais atenção ao professor e à sua fala.

  • Alongue-se

De tempos em tempos, não se esqueça de se levantar, caminhar e alongar o seu corpo.

  • Não entregue tudo em cima da hora

Na faculdade online é muito fácil você esquecer datas importantes de entregas de trabalhos porque não existem os colegas e os professores comentando sobre isso.

Você precisa se organizar e anotar em um local muito acessível e adicionar lembretes com as datas de entrega.

Entregar tudo em cima da hora vai criar, inconscientemente, o mau hábito de fazer tudo às pressas.


Conclusão


Nesse artigo você conheceu o que é ensino a distância, as principais vantagens e dicas para estudar em casa, de forma online.

Agora ajude a fomentar a discussão:

Você já estuda em casa? Como tem sido a sua experiência?

Se ainda não, o que achou dessas dicas?

Comente aqui embaixo e não deixe de seguir o blog para ser notificado sempre que um novo post for publicado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício