Pular para o conteúdo principal

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

É disso que você precisa para focar nos estudos... (seleção de mensagens poderosas de motivação para estudar)

Tem dias que todos nós, estudantes, precisamos de motivação.

Todos nós.

A motivação não é algo que você encontra uma vez e ela te segue durante todo o percurso e todo o período de estudos.

Alguns obstáculos aparecem no meio do caminho e nossa autoconfiança vai minando aos poucos. 

É sempre bom ouvir de alguém - principalmente se esse alguém for um especialista - palavras de incentivo.

Foto de cottonbro no Pexels

Pensando nisso, no post de hoje eu não selecionei frases e citações impactantes, mas mensagens um pouco mais extensas para que você reserve um momento para lê-las e internalizá-las (logo abaixo da mensagem você encontra o vídeo).

Lembre-se: não há nada de errado em pensar em desistir às vezes, em questionar suas capacidades e em precisar de um empurrãozinho vez ou outra.

Espero que essas mensagens te ajudem a retomar o foco e começar novamente.


Aqui vale um disclaimer: em meio à facilidade de produção e compartilhamento de conteúdos na internet, é cada vez mais difícil identificar os autores originais de muitas produções, infelizmente. Os vídeos abaixo identificam o nome do narrador, mas não informam se o texto são deles. Por isso, caso você conheça a autoria original, não deixe de me informar. 

#Mensagem 1: "Tudo é esforço" de Leandro Karnal

"Para crescer profissionalmente eu tenho que saber que isto é a coisa mais importante que qualquer estratégia: não existe possibilidade de vitória sem esforço. 

E eu passei a entender que "jeito" é o nome que os preguiçosos e os vagabundos dão ao esforço alheio. Sorte é a classificação que todo vagabundo diz para aquilo que alguém fez por esforço. Nós tendemos a achar que as pessoas tem vocação e eliminamos a ideia do esforço. Eliminamos essa ideia. 

Tudo é esforço. 

E esse esforço tende a crescer. 

Eu tenho que fazer opções a todo instante, se eu quero estudar, eu vou ter que abrir mão de algum lazer. Se eu quero fazer um curso à noite, de pós-graduação ou de graduação, eu vou ter que fazer um sacrifício brutal que é ir cedo para o trabalho. Sair da faculdade perto das onze horas. Se eu quero qualquer coisa eu preciso deste esforço. 

Nós temos uma dificuldade enorme em conceber este esforço e traduzimos isso como "jeito", "sorte", quando não acusamos de manipulação. 

Todo ato de construir, todo ato de elaborar, de erigir, é um ato de pedra a pedra, no qual a pedra seguinte só pode se apoiar na anterior. 

Não existe telhado sem um alicerce sólido. 

Essa metáfora significa que todo fruto que eu possa colher, inclusive, a partir da vida adulta, representa uma série de esforços na origem, e eu posso colhê-los depois. 

[Vocês precisam entender] que tudo é fruto desse esforço. Que ninguém é rico por aquilo que ganha, mas como dizem alguns economistas, as pessoas são ricas por aquilo que gastam. Que vocês devem amar o que fazem para diminuir a pressão. Tem pouca coisa que vale a pena brigar na vida, muito pouco, mas essas devem... devem ser alvo de briga. 

Eu não posso tudo. 

Achar que o meu pensamento cria tudo é um pensamento esquizofrênico. 

Diariamente eu tenho que enfrentar um desafio que é a adversidade. 

As pessoas são diferentes (porque sorte e azar ocorre a todos). O que elas fazem com a sorte varia de pessoa para pessoa. 

E que nós treinamos a andar diariamente a trinta, quarenta, cinquenta anos diariamente e tropeçamos. Não há nada na vida que eu treine tanto quanto andar, e eu erro. 

Quer dizer, não adianta. Errar é humano. 

Errar é absolutamente humano. 

Absolutamente humano. 

E o erro é central para que eu defina, por exemplo, que eu tenho que ter objetivos e um dos objetivos mais fortes da vida, é estabelecer um plano de trabalho. [...] Que tudo o que eu fizer nessa vida, especialmente em momentos de crise, é uma decisão e eu sou senhor do meu destino."


#Mensagem 2: "Motivação para estudar quando não aguenta mais", de Susane Ribeiro

"Eu queria fazer um vídeo (texto) que funcionasse como um abraço.

Que dissesse que vai dar tudo certo. 

Que com certeza tudo vai se realizar, mas eu não sei se vai dar tudo certo. 

Mesmo se você estudar estudar o máximo possível, eu não posso dizer isso. 

Ninguém pode. 

O que eu posso dizer é que vai ficar tudo bem de um jeito ou de outro. 

Se der tudo certo, você vai entrar na faculdade, vai conhecer pessoas maravilhosas, vai se divertir com seus amigos no laboratório, vai continuar estudando muito e vai seguir o seu caminho. 

E se não der certo, eu sei também que você é forte e mesmo que precise chorar muito, você vai levantar, vai continuar pelo tempo que for necessário. 

Quem sabe aquelas histórias das pessoas que levaram quatro anos para passar... cinco anos... as histórias das pessoas que começam com várias derrotas, daquelas tão difíceis de aceitar e que no fim, lá na formatura, elas olham para trás e não mudariam nada. Fariam tudo de novo. Sabe por que? Porque que vale a pena. 

Mas hoje eu não quero falar sobre isso, eu quero falar sobre o que você está sentindo hoje. Sobre o cansaço que você vê nos seus olhos no espelho, sobre a vontade de acordar e nem levantar e continuar o dia na cama. Sobre nem lembrar o que é motivação ou o medo do que pode acontecer, como mais uma matéria que você está aprendendo a lidar. Uma matéria emocional. 

E lidar com isso é uma habilidade que você não vai usar só hoje, você vai usar na sua vida inteira. 

Sempre que quiser fazer algo grande, algo difícil, algo admirável e que te dá um orgulho muito grande, aprender a lidar com o cansaço de hoje vai ser útil lá na frente. Em um momento que você ainda nem imagina. 

Hoje eu queria te dizer que você tem muita coisa boa pela frente e que um dia você vai contar a sua história e você vai contar como superou o cansaço, o que precisou fazer para levantar e continuar mesmo sem forças, mesmo sem com aquela dor lá dentro. 

Hoje eu quero que você se imagine contando aos seus amigos, seus filhos, seus colegas, para si mesmo o que você precisou fazer. O que você vai dizer?"


#Mensagem 3: "Aprender exige vontade" de Nando Pinheiro

"Sabe, a dificuldade só existe quando você é limitado quanto ao que está fazendo. A prova é difícil porque você não está bem preparado, porque não estudou o suficiente, porque não aprendeu o bastante. 
Quando você conhece, de fato, a matéria, então a prova fica fácil. 

Não existe impossibilidade, existe falta de conhecimento. Existe falta de preparação. Falta de aplicação do que se aprendeu. Falta de prática ou falta de perseverança. 

Você gasta tempo para aprender, você gasta a vida para aprender e perde tempo, muitas vezes, ao aprender.  Perde o dinheiro, perde a vida. Sim, a vida, porque tempo  é vida. 

Então aprenda a aprender. Sai dessa de decorar só para fazer a prova. Decorar não é aprender. Essa de ouvir por obrigação não funciona. Essa de ler por obrigação não ensina. Essa de estudar por obrigação não resolve. Essa de saber e esquecer é uma farsa. 

Você sabe contar até o infinito porque aprendeu. Você sabe ler porque aprendeu. Você sabe escrever porque aprendeu. Quando você aprende não esquece mais. Quando você aprende, você sabe. Só esquece quando apenas decora. Todas as coisas  que você sabe, sabe não só porque aprendeu, mas porque aplicou e praticou. Pode ser que não percebeu, mas passou logo a aplicar e praticar muito. 

Quando estava aprendendo a contar, vivia contando tudo o que via pela frente. Quando estava aprendendo a ler, vivia lendo  até pedaços de jornal que encontrava pelos cantos, mas depois passou a ter preguiça de praticar, especialmente as coisas que não gosta muito. Você jamais pratica. Então, não aprende. 

Então acha difícil aprender? 

Mas a dificuldade existe porque você não domina o conhecimento, porque não alcançou ainda o entendimento. Aprendeu, mas não reteve. Ou melhor, pensou que aprendeu, mas ainda não sabe. Aprendeu, mas não praticou. 

Então pare de pensar que aprender é automático. Porque não é. Aprender dá trabalho. Aprender exige vontade. Mais do que isso: exige força de vontade. Exige querer, exige perseverança. Você domina o entendimento, nada mais lhe parece difícil, muito menos impossível porque você aprendeu. Porque você sabe. Então aprenda, então aplique, então pratique. Porque quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia. 

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."


#Mensagem 4: "Motivação para estudar", de Nando Pinheiro.

"Você tem que entender uma coisa: há sempre um outro nível. Você pode ter conseguido muito em sua vida, você pode estar no topo em uma ou mais áreas da sua vida, mas você não vai ficar no topo ao menos que você esteja com fome de crescer, com fome de melhorar, com fome para alcançar o próximo nível, mesmo que você tenha que construir esse nível sozinho. Se você continuar fazendo o que você sempre fez, você vai continuar recebendo o que você sempre teve. 

Você merece mais dessa vida, mas você nunca receberá mais, a menos que esteja disposto a fazer mais. 

Tenha coragem de viajar pelo seu próprio caminho, por mais escuro que seja, em algum momento haverá luz se você continuar. Você deve definir o padrão, você decide em que nível a barra será aumentada. Essa é a diferença entre a maioria e os poucos, os poucos estão sempre com fome para crescer, eles estão obcecados em elevar o nível, obcecados em definir o padrão, os poucos são os campeões mundiais, os vencedores, os líderes, aqueles que são lembrados muito depois de terem partido. Aqueles que fizeram o que os outros acham impossível. 

Diga: "eu cheguei longe, mas eu posso ir mais longe. Eu vou mais longe. Este mês é meu, esse ano é meu. Essa década é minha." 

Eles não eram sobre-humanos mas eles conseguiram uma mentalidade sobre-humana, eles não se conformaram, eles não entraram na fila, eles não acreditavam em opiniões que não eram as deles, eles não foram desviados por coisas que não eram importantes para seus objetivos e sonhos. Eles definem o padrão e quando alcançam o seu objetivo eles estabelecem um objetivo maior, um padrão mais alto. 

Diga: "Eu vou conseguir o meu maior potencial. Eu vou empurrar para o próximo nível. Eu nunca vou parar. Eu acredito que eu mereço mais. Eu sei que vou conseguir mais. Eu defino o padrão." 

Eu não me importo com a área que estamos falando, você deve estar crescendo. Eu não me importo com quão bem sucedido você é. Você deve sempre estar alcançando seu próximo nível. Eu respeito o caminho de todos, mas eu sempre senti que minha vida seria mais do que comum, mais que extraordinária. Ninguém me define. Minha ética de trabalho é maior, minhas expectativas são maiores, então meus resultados são maiores. Eu estou com fome, fome para o próximo nível, com fome de crescimento. Eu decido até onde vou e eu não vou parar. 

[...] Você tem uma história pra contar, você não precisa de permissão para se tornar a melhor versão de si mesmo, você pode simplesmente ir lá e ser. Então, da próxima vez que você tiver um sonho, não pare com os pensamentos que sussurram. [...] Quanto melhor você conseguir, mais críticas você atrairá. 

É a vida. 

Não deixe a sombra deles bloquear sua luz, não deixe que suas palavras baseadas em seus próprios medos e limitações impeçam você de ir atrás do que deseja. 

Nunca deixe que as opiniões dos outros te afete. 

Viva a sua vida, o sonho que você espera está lá esperando por você. 

Apenas não pare." 


Gostou das mensagens?

Deixe nos comentários as suas impressões. Conte se elas te ajudaram e como você está se saindo nos estudos.

É disso que você precisa para focar nos estudos... (seleção de mensagens poderosas de motivação para estudar)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício