Pular para o conteúdo principal

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Como Ler mais Livros: 7 formas de criar o hábito da leitura

Imagem de press 👍 and ⭐ por Pixabay 

Descobri recentemente que existe uma palavra na língua japonesa para a qual não existe equivalente em português - tsundoku, que significa "o ato de comprar livros e deixá-los empilhados, sem ler".

Eu preciso dizer que o meu tsundoku está em dia. 

Na estante de livros aqui de casa há dezenas de livros que ainda não li e toda vez que vejo uma edição especial de um livro que já tenho ou mesmo um novo lançamento, não resisto a comprar.

Eu digo a mim mesma que é só eu deixar de comprar salgados na lanchonete da faculdade por alguns dias e o livro está pago.

E os espaços na estante sendo cada vez mais preenchidos... sem que os livros tenham sido sequer lidos.

Ler é muito importante, mas não é o objetivo desse artigo falar sobre os benefícios e a necessidade de criar o hábito de ler.

Hoje nós vamos trazer 07 formas de acabar com as desculpas para não ler o suficiente.


"Se você quer muito alguma coisa, vai arranjar tempo para isso" - Alguém esperto

Isso significa que se eu quiser ler mais, preciso arranjar tempo para fazer isso. 

E é exatamente isso que estou fazendo agora. Tornei a leitura uma prioridade e os resultados têm sido fantásticos - nos últimos três meses li 06 livros, além de algumas dezenas de artigos. 

Você pode não achar esses números interessantes, mas considerando o número de páginas e a relevância das obras que escolhi, acredito que é uma melhora muito significativa.

Então, como estou fazendo isso?

Bem, dizer apenas: "arranjando tempo para isso" é muito vago, por isso, aqui vão 7 dicas que você pode usar para ler de forma mais consistente.

Essas são estratégias e práticas que selecionei, estudei bastante e apliquei em meu próprio objetivo de leitura - e muitas delas funcionam para qualquer objetivo.

1. DEFINA UMA META DE PÁGINAS DIÁRIA 

Pessoalmente, eu leio pelo menos 20 páginas por dia, sem falta. 

Essa talvez seja a dica mais importante. 

Em vez de dizer “vou ler 2 livros por mês”, o que me incentiva a adiar a leitura no final do mês, buscar uma meta de páginas diária significa que tenho que fazer um esforço diário consistente.

2. LEIA NO INÍCIO DO DIA OU NO FINALZINHO DE NOITE 

À medida que vai ficando mais tarde as tarefas do dia vão começando: tomar banho, ir ao trabalho/faculdade, participar de uma reunião, encontrar alguém, trabalhar em algo específico, fazer as tarefas da casa etc. 

A probabilidade de sentar e ler fica cada vez menor. 

O início da manhã é o momento em que essas coisas ainda não começaram, assim como no final de noite em que você busca começar a relaxar sua mente e seu corpo para o sono.

3. LEIA APÓS SE EXERCITAR 

Eu confesso que não sigo essa dica todos os dias, mas em alguns dias menos corridos em que consigo me exercitar pela manhã, aproveito para fazer minha leitura. 

Estudos revelam que exercícios físicos, principalmente do tipo aeróbico, preparam nosso cérebro para aprender com mais eficácia e levam nossa capacidade de prestar atenção ao seu auge.

4. TORNE O PROCESSO AGRADÁVEL 

A motivação para concluir uma tarefa é influenciada pela recompensa que você receberá, mas a recompensa também pode vir do próprio ato em si. 

Quer dizer, você pode considerar o conhecimento que adquiriu lendo uma recompensa, mas o momento de bem estar que você teve ao ler pode contar como outra recompensa. 

Por isso, vale a pena providenciar um local e um momento agradável para ler. 

Você pode preparar uma refeição leve para acompanhar a leitura ou colocar uma música de fundo que te agrade.

5. ELIMINE AS DISTRAÇÕES 

Prestar atenção a algo é mais sobre bloquear as distrações do que focar no ato em si. 

Por isso, é importante bloquear notificações e interferências no momento de leitura. 

Mantenha perto de você apenas o livro e foque nisso.


6. ANTECIPE E REMOVA POSSÍVEIS BARREIRAS 

O que você acha que poderia ser uma desculpa para você não querer ler amanhã?

Identifique todas as possíveis ameaças e certifique-se de se preparar para não cair nas armadilhas. 

Por exemplo, se você acha que vai começar a sentir sono e preferir adiar a leitura para "fazê-la com foco em outro dia" (aham), se programe para começar a ler mais cedo.

7. FAÇA UM COMPROMISSO SÉRIO 

Eu combinei comigo mesma - mas o ideal é você fazer com um amigo ou parente - que se eu não cumprir minha meta de 20 páginas por dia (ou, na pior das hipóteses, dois livros por mês), eu devo deixar de fazer algo que gosto e quero muito ou "pagar" algum castigo. 

Pense em ter que pagar um dinheirinho ao seu amigo se você não cumprir. 

Tenho certeza que essa é uma motivação e tanto, não é?


Algumas desculpas para não ler e como "resolvê-las"

Aqui estão algumas das principais desculpas de pessoas que não conseguem ler. Note que para todas há uma solução.

Querer é poder.

Vamos lá?

1. Eu não tenho tempo. Sério? Sério mesmo? Quantas horas de Netflix, Youtube, TV você assiste toda semana? Quantas horas você passa navegando em redes sociais, sites de infoentretenimento (tipo Buzzfeed ou jogando joguinhos no celular?. Não há nada de errado com essas coisas, mas se você realmente quer ler mais e melhor, deve estabelecer isso como prioridade em detrimento das outras atividades.

2. Ler é chato. Então pare de ler livros chatos. Escolha temas que você goste e descarte, de verdade, o que não gosta. Com o tempo, adquirindo o hábito da leitura e a sede de conhecimento você pode começar a querer se aventurar por novos estilos e assuntos. Você gosta de moda? Leia sobre moda. Gosta de livros com ilustrações? Leia livros com ilustrações. Gosta de games? Mesma coisa.

3. Ler é coisa do passado. Posso aprender qualquer coisa no Youtube. Realmente o Youtube tem se mostrado uma fonte valiosa de conhecimento pela sua dinamicidade e facílimo acesso. Ocorre que os livros podem se aprofundar em níveis inacreditáveis nos assuntos. Eles não têm a preocupação de atenderem aos critérios de SEO para fazer você dar like no início do texto, ficar até determinado minuto para ranqueá-lo melhor... além disso, pense no número de outras pessoas que estão recebendo aquela informação no vídeo com a mesma linguagem. Os livros tem o poder de apresentar novas formas de interpretar um texto e um conteúdo. É enriquecedor e um diferencial em meio às fontes de conhecimento mais comuns na internet.

4. Ler simplesmente não é para mim. É verdade que as pessoas têm estilos de aprendizagem diferentes, então livros escritos não são a melhor opção para todos. Você já experimentou áudio livros? Eles podem ser a chave para você ler mais.

5. Livros são caros. Se você está na faculdade, provavelmente já gasta muito com livros didáticos. Mas adivinhe? Sua faculdade provavelmente tem uma biblioteca com milhares de livros, e nem todos eles são acadêmicos. Além disso, pela internet é fácil achar e-books de domínio público com excelente qualidade.

Conclusão

Ler regularmente não é fácil, principalmente se esse hábito não foi incentivado em você pela sua família, mas se você descobrir por que deseja fazê-lo e implementar um sistema a ser seguido,  poderá  ler mais do que jamais imaginou ser possível.

Procurando mais dicas de estudo?


Se você gostou desse artigo, também pode gostar desses:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício