Pular para o conteúdo principal

Provas online no EAD: como funcionam e onde são feitas

O ensino a distância, mais conhecido pela abreviação "EAD" é uma modalidade de ensino que ocorre por intermédio de recursos tecnológicos, sem que o aluno tenha que se deslocar até uma instituição de ensino.

No ensino a distância é possível estudar quando e onde o aluno preferir, já que os conteúdos ficam disponíveis o tempo todo na plataforma online da faculdade.

Em algumas faculdades é possível assistir às aulas em tempo real, com o professor ministrando a aula ao vivo, e também gravadas.

As possibilidades de interatividade podem variar de instituição para instituição, mas, em geral, dentro de cada disciplina são oferecidas salas de chat e fóruns para promover as discussões entre os alunos.

Mas no artigo de hoje nós vamos falar especificamente sobre como são as provas online no EAD: como elas funcionam e onde são feitas.
+ Você pode se interessar: como são as aulas interativas no EAD

Fique atento! É importante saber que cada instituição de ensino pode adotar metodologias diferentes de avaliação. As informações abaixo são baseadas na minha experiência na faculdade a distância


Provas online no EAD: como funcionam e onde são feitas

Provas online no EAD: como funcionam e onde são feitas 

O Centro Universitário em que eu estudo compõe a minha média final por meio de três Atividades Online, uma Avaliação Discursiva, uma Avaliação Objetiva e um Projeto Laboratorial.

Na plataforma, além dos conteúdos das aulas, do link para contato com os professores, do fórum, do chat e de outras funções, a seção de “Avaliações”.

Nesse local, é possível realizar algumas das avaliações e consultar a nota obtida nas avaliações realizadas no polo.

Para compor a nota final de cada módulo do curso, a instituição calcula as notas obtidas nas Atividades Pedagógicas Online, no Projeto Laboratorial, na Avaliação Discursiva e na Avaliação Objetiva.


Atividade Pedagógica Online

As atividades pedagógicas online (Apols) podem ser realizadas pelos alunos de qualquer lugar (de casa ou do polo) e a nota obtida vale para duas disciplinas que se relacionam.

No meu curso, por exemplo, as disciplinas de Jornalismo na sociedade e Estudos sociais possuem conteúdos que se complementam.

Dessa forma, as três Apols oferecidas para essa dupla de disciplinas serão consideradas para as duas matérias.

A cada módulo são realizadas 3 Apols cuja nota máxima para cada uma é 100.

Essas atividades são formadas por 5 questões e podem ser feitas com consulta ao material da aula dentro de um determinado período.

O aluno pode decidir fazer três questões de uma disciplina em um mesmo dia e, no dia seguinte, fazer as duas outras questões de outra disciplina ou fazer uma por dia.

Veja o exemplo abaixo:




Assim que você entrega a atividade, sua nota é exibida imediatamente.

Porém, as respostas que você acertou ou errou, juntamente com os comentários, serão exibidos somente após o término do período da atividade (para evitar que os alunos compartilhem as respostas com quem ainda não terminou).

Provas online no EAD: como funcionam e onde são feitas 

Projeto Laboratorial

Essa é a avaliação mais divertida!

É o momento prático em que os alunos precisam aplicar o conhecimento obtido nas aulas.

A nota máxima também é 100 e ela deve ser desenvolvida ao longo do módulo.

 *São realizadas pelo menos duas tutorias interativas para orientações referentes ao desenvolvimento desse trabalho*

O Pl é feito individualmente e deve ser submetido ao professor da disciplina pela opção de “Trabalhos”, na plataforma.

O professor abrirá o trabalho anexado e o avaliará com base em critérios que variam dependendo da proposta.

Vou exemplificar utilizando o meu primeiro PL:

A proposta era redigir uma matéria com o tema “Cidades e Sociedade”.

O texto deveria conter três fotografias com exposição, enquadramento e outros aspectos equilibrados e deveriam ser da paisagem e o personagem entrevistado na matéria; possuir uma fonte personagem e uma fonte de referência (que seriam fontes reconhecidas, como o IBGE, o site da Prefeitura etc); ter o tema adequado à proposta; possuir um número determinado de caracteres e muitos outras exigências.

Provas online no EAD: como funcionam e onde são feitas

Após a realização do trabalho, eu submeti o arquivo da matéria em doc ou docx (entregar a pauta é opcional, mas recomendado), e as três fotografias solicitadas.

Após alguns dias a professora retornou o trabalho com minha nota.



A nota do Projeto Laboratorial é somada às notas de todas as disciplinas do módulo.

Avaliação Objetiva

Essa avaliação só pode ser realizada no polo e a nota é individual para cada disciplina.

Portanto, para cada disciplina do módulo o aluno deve realizar essa avaliação de alternativas referente aos conteúdos vistos em cada matéria.

O resultado obtido é exibido assim que o aluno termina a avaliação e o gabarito fica disponível na plataforma (menu “Avaliações).

Avaliação Discursiva

A avaliação discursiva também só pode ser realizada no polo presencial e, assim como as Apols, a nota vale para duas disciplinas relacionadas.

É exigido que o o aluno disserte sobre alguns aspectos importantes estudados durante as aulas e que são fundamentais para a compreensão dos assuntos tratados.

Os conteúdos são trazidos de forma contextualizada, pelo uso de outros tipos de texto (fotografias, charges) e envolvendo temas bem recentes, gostei bastante da metodologia.

As provas são corrigidas pelos professores das disciplinas e, ao término do período de realização das provas, as notas são colocadas na Área Logada do aluno, bem como o gabarito e os comentários dos professores.

*Não pude colocar imagens dos comentários na prova e nem mostrar como conseguimos ver as notas, pois o próprio sistema detecta o print e exibe a mensagem de que não é permitido o compartilhamento daqueles conteúdos*

Gostaram de conhecer um pouco melhor como pode ser calculada a nota dos alunos na modalidade de Ensino a Distância (EaD)? Então comente abaixo se ficou com alguma dúvida, se gostaria de mais detalhes sobre alguma das formas de avaliação ou se na sua instituição de ensino é diferente a avaliação.


Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Provas online no EAD: como funcionam e onde são feitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício