Pular para o conteúdo principal

Disciplinas do Módulo Imagem e Estética do meu curso de Jornalismo

O módulo de Imagem e Estética foi composto por disciplinas relacionadas ao audiovisual e ao fotojornalismo.

Um módulo extremamente interessante, cheio de atividades práticas e com um projeto laboratorial desafiador.

Continue lendo para conferir:

  • As disciplinas desse módulo de imagem e estética com os principais conteúdos
  • Um resumo sobre o PL - Videodocumentário

Disciplinas do Módulo Imagem e Estética do meu curso de Jornalismo

Disciplinas do módulo Imagem e Estética do curso de Jornalismo

  • Cinema e videodocumentário
  • Estética e semiótica
  • Fotojornalismo
  • História da arte
  • PL - Videodocumentário

Cinema e videodocumentário

Na disciplina "cinema e videodocumentário" nós estudamos a história do cinema em suas diferentes formas.

Vimos desde o período do pré-cinema, do seu surgimento e expansão, passando pelas teorias, pelos ciclos do cinema nacional e internacional até a crítica no cinema.

O objetivo principal da disciplina é oferecer ao aluno uma visão geral da história e da teoria do cinema, com foco no desenvolvimento do senso crítico relacionado aos principais aspectos do cinema como roteiro, fotografia, edição, sonorização etc.

Para mim, foi uma disciplina muito interessante pois nunca tive muito contato com a parte técnica do cinema.

Como a grande parte do público frequentador de cinema, eu gosto de conhecer questões de fotografia, roteiro, elenco, de analisar a qualidade da construção do filme, mas nessa disciplina nós fomos muito mais a fundo.

Nos aprendemos a reconhecer o movimento cinematográfico ao qual pertence determinado filme, a elaborar roteiros para produções cinematográficas, técnicas e gravação de imagens, movimentação de câmeras...

Redigir críticas...

E o professor nos incentivou, ainda, a conhecer mais do cinema nacional desde as suas origens e compreender de que forma funciona a indústria cinematográfica ao redor do mundo com seus interesses políticos e econômicos.

A entender o papel do cinema na construção da nossa história.

Uma disciplina útil e importante.

Estética e semiótica

No curso de Letras eu já estudei esse assunto e sempre me confundo com alguns dos conceitos envolvidos na semiótica, mas foi possível aprender muito do mundo simbólico nessa disciplina.

O objetivo da disciplina é abordar as linguagens visuais da comunicação; fazer uma reflexão sobre a estética na arte, na filosofia e na comunicação; conhecer as teorias estéticas e as correntes teóricas sobre o processo da semiótica entre outros aspectos.

Nós aprendemos a identificar problemas contemporâneos relacionados à questão das representações, tema muito importante e em alta atualmente.

Aprendemos a analisar mensagens em rádio, televisão, web e mídia impressa sob o viés semiótico e a refletir sobre concepções de beleza na arte e que se desenvolveram ao longo do tempo.

Disciplinas do Módulo Imagem e Estética do meu curso de Jornalismo

Fotojornalismo

Minha disciplina preferida desse módulo foi a de fotojornalismo.

Principalmente porque ela foi, para mim, um mundo novo de descobertas, já que nunca tive a intenção de atuar na área do fotojornalismo, mas a disciplina nos ensina a importância dessa especialidade para o trabalho de outros profissionais e para a sociedade e forma geral.

Estudamos:

  • A história do fotojornalismo;
  • Gêneros fotográficos;
  • Teoria da produção de imagem;
  • Equipamentos fotográficos e seus usos, carcterísticas e funções;
  • O fotojornalismo na imprensa brasileira;
  • Novas tecnologias;
  • Questões éticas;
  • E muito, muito mais!

Apesar do conteúdo denso e bem técnico, principalmente em relação às especificações dos equipamentos fotográficos, acredito que a disciplina nos fez desenvolver um novo olhar para tudo ao nosso redor.

Em todos os lugares eu coloco, agora, um olhar fotográfico diferente, que busca sempre o melhor ângulo para contar uma história.

História da arte

Como você deve ter percebido, e como ocorre em toda Unidade Temática de Aprendizagem no curso de Jornalismo da Uninter as disciplinas do módulo estão sempre relacionadas entre si.

Portanto, em história da arte nós fizemos as relações com a arte cinematográfica, fotográfica, estética como um todo.

O objetivo foi entender essa relação entre os diversos movimentos artísticos; conhecer os movimentos artísticos e estéticos; refletir sobre publicidade envolvendo elementos da arte, estética e design; perceber a relação da arte com a sociedade e a forma de nos comunicarmos; além de desenvolver um senso mais apurado em relação à arte de modo amplo.

Uma disciplina extremamente importante e que se relaciona com todas as demais disciplinas do módulo, de modo a fazer uma espécie de "reforço" em relação aos conceitos estéticos estudados e que vão refletir em nossa próxima disciplina: o projeto laboratorial.

PL - Videodocumentário

Como eu sempre digo nos posts sobre as disciplinas do curso, os projetos laboratoriais merecem posts exclusivos devido a sua importância e complexidade, já que são a aplicação dos conteúdos estudados em uma produção jornalística.

Resumidamente, esse foi um dos PL's mais desafiadores, especialmente par mim, que aprendi praticamente do zero a manipular o equipamento fotográfico, entender conceitos de angulação, enquadramento, edição de imagens, áudios e o pior: em forma de vídeo.

Esse projeto exigiu, como toda produção jornalística, a elaboração de pauta, seleção de fontes, realização de entrevistas etc.

O objetivo era produzir um videodocumentário de interesse público contendo majoritariamente imagens em vídeo, podendo conter imagens, infográficos, gráficos e outros elementos + sonoras (em forma de depoimentos) + pelo menos três fontes + pelo menos uma trilha sonora e outras especificidades.

Precisamos seguir todas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção com processos bem específicos e zelando sempre pela melhor qualidade possível das imagens e áudios.

Para alguns alunos já acostumados com essa área do jornalismo, que envolve, além da elaboração de pauta, entrevistas e produção do texto escrito, a parte visual, pode ter sido mais fácil.

Porém, para alguém sem essa experiência, entre os agravantes estava aprender a usar o Adobe Premiere para fazer a edição dos vídeos (cortar, colar, juntar, controlar o áudio, aumentar o volume, aplicar efeitos... ).

Acho que informar que eu entreguei o trabalho faltando 30 minutos para o horário de final de entrega (deadline) resume tudo.

Mesmo assim, foi muito bom fazer esse trabalho na prática, sozinha, fazendo uso dos equipamentos, conhecendo histórias...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício