Pular para o conteúdo principal

4 Formas de Estudar de Graça para o ENEM

Acredite: você não precisa fazer cursinhos pagos para tirar uma excelente nota no Enem. Muitos e muitos alunos conseguem entrar em cursos superiores concorridíssimos e conquistar excelentes notas estudando gratuitamente.



Mas você já deve imaginar que esse processo vai exigir de você muita dedicação e comprometimento.

Desde a montagem do cronograma dos assuntos que você deverá estudar até a realização de exercícios de treino.

Desejo toda a sorte a você! Não se esqueça de voltar aqui e dizer como foi sua experiência estudando para o Enem gratuitamente.

Combinado?

4 Formas de Estudar de Graça para o ENEM

  • Monte o seu cronograma de estudos

A primeira coisa que você precisa fazer é consultar o edital do Enem, entender como funcionará a prova. Em seguida, você precisa descobrir quais assuntos mais caem no Enem - e isso você encontra muito facilmente pela internet.

Após descobrir o que você precisará estudar, é hora de colocar esses conteúdos divididos por horários e dias dentro da sua rotina de estudos.

Para isso, você vai precisar montar um cronograma estabelecendo quantas horas e em quais dias e horários você vai se dedicar a estudar aqueles conteúdos.

Na internet você encontra centenas de modelos de cronogramas específicos para o Enem e de forma gratuita.

Vale a pena você dar uma olhada nesse outro post aqui do Estudo bacana que ensina como montar um cronograma de estudos em 5 passos + modelos de cronogramas prontos para você baixar gratuitamente.

  • Procure aulas e materiais gratuitos

É inacreditável a quantidade de conteúdo gratuito que você consegue encontrar atualmente pela rede.

São videoaulas, resumos, mapas mentais e até mesmo materiais didáticos completíssimos de muita qualidade e elaborados por professores para facilitar o seu acesso ao conhecimento.

No máximo eles vão pedir para você informar o seu nome e e-mail para eles encaminharem os arquivos para você.

O próprio site do Ministério da Educação disponibiliza apostilas inteiras divididas por matérias e séries/anos escolares.

Vou colocar logo abaixo uma relação de canais no Youtube que oferecem videoaulas para o Enem. Vale muito a pena conferir:

História

Débora Aladim
Se liga nessa História

Matemática


Biologia


Química


Português


Física


Geografia


Inglês


Redação


Todas as disciplinas



  • Assista/leia questões comentadas

Eu não considero essa uma dica, eu considero uma ordem: estude questões comentadas.

Esse tipo de conteúdo é excelente porque para muito além da teoria, nesse caso o professor vai resolver uma questão e explicar todo o processo de raciocínio e resolução.

Você vai confirmar ou não o que estudou na teoria da matéria e entender como resolver questões desse tipo de conteúdo.

  • Veja análise de redações

Parecida com a dica anterior, nesse caso você vai assistir videoaulas ou ler um artigo do professor analisando redações.

Nesse tipo de vídeo/texto o professor vai pontuar os acertos e os erros que outra pessoa cometeu em sua redação e, ao mesmo tempo, passando dicas e orientando formas de melhorar em vários quesitos.

Há professores que vão muito além e entram mais profundamente em quais são as habilidades exigidas pelos avaliadores das redações do Enem e dicas e macetes para arrastar na redação.


Você conhece alguma outra dica interessante para compartilhar com os outros leitores?

Deixa aqui nos comentários para atualizarmos o artigo.

Boa sorte nos seus estudos e volte aqui depois para contar para a gente como foi.


4 Formas de Estudar de Graça para o ENEM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Faça uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest, em Studygrams e aqui no blog e você verá em alguns exemplos a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você con

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria, mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indíci