Pular para o conteúdo principal

11 erros na hora de estudar que você comete sem saber (e que são fáceis de corrigir)

Você pode procurar técnicas, dicas e estratégias para estudar, mas se você não souber o que não fazer, pode estar perdendo tempo e esforço.

No artigo de hoje, você vai conhecer os 10 erros mais comuns no momento de estudar e como corrigi-los facilmente após a leitura do texto.

Vamos lá?

11 erros na hora de estudar que você comete sem saber (e que são fáceis de corrigir)

Erro Nº 1: Ser apenas aluno, e não estudante

Ouvi essa dica valiosa do saudoso professor Pierluigi Piazzi.

Há uma diferença crucial entre ser aluno e ser estudante.

O aluno assiste à aula, mas não estuda necessariamente. Ele assiste de forma passiva, apenas recebendo informações.

O estudante estuda de forma ativa. Ele faz conexões enquanto assiste à aula, toma notas, recebe a informação e estabelece todo um processo de transformação da informação em conhecimento.

Você vai perceber ao longo do artigo que as outras dicas fazem parte de um processo ativo de aprendizagem.

Portanto, tenha em mente que para estudar, de fato, você deve se dedicar ativamente à atividade.

Erro Nº 2: focar na disciplina que você tem mais facilidade ou gosta mais em detrimento das outras

Já aconteceu com você? Encarar o cronograma que você montou com todas as disciplinas e conteúdos para aquela prova e quebrar a programação para continuar estudando a matéria que você gosta mais?

Ficou todo animado para estudar os movimentos literários, mas desanimou ao chegar na parte dos fenômenos elétricos e magnéticos da física?

Acredite, o erro de priorizar uma disciplina com o qual o estudante se identifica mais em detrimento das outras é um erro muito comum.

Se você faz isso, está estudando de forma errada. 

O ideal é montar o cronograma de estudos de forma adequada, equilibrada, atendendo aos objetivos específicos do exame que você pretende prestar (Enem, OAB, concurso etc) e segui-lo conforme o planejado, afinal de contas, ele foi pensado para te fazer chegar ao seu objetivo.

Erro Nº 3: Não fazer anotações

Eu, por exemplo, por muito tempo durante a faculdade desenvolvi o péssimo hábito de me "enganar" parecendo estar atenta observando e ouvindo o professor explicando o conteúdo sem fazer uma anotação sequer no caderno. 

A desculpa: "eu não preciso anotar, estou ouvindo atentamente e me concentrando no momento 'ao vivo'. O meu cérebro vai guardar as informações se eu me concentrar neste momento."

Ocorre que o ato de anotar é estudar três vezes: você aprende quando ouve, quando escreve você reforça a informação, e quando consulta as anotações mais tarde, está, novamente, exercitando o seu aprendizado.

Erro Nº 4: não seguir um método de estudos de forma contínua (mas, sim, trocar toda semana)

Se você decidiu que vai experimentar a técnica Pomodoro de estudos, organize-se e persista nela até descobrir, finalmente, que ela não é a melhor técnica para você.

Muitos estudantes estudam em círculos, descobrindo uma técnica nova que um youtuber tem seguido e experimentado e, logo em seguida, tentando seguir uma outra descoberta.

Ao realizar essas trocas de estratégias, você perde o tempo que deveria estar investindo em estudar para fazer experimentações.

Por isso, estude bastante sobre a técnica que você quer experimentar, organize-se para aplicá-la e esforce-se para segui-la corretamente para que você possa se dedicar, de fato, ao processo de estudar.

Erro Nº 5: estudar ouvindo músicas que você gosta, com letra e ritmo já conhecidos

Eu já mencionei essa dica em outros posts aqui do Estudo Bacana e vale ressaltá-la novamente: se você gosta de ouvir sons enquanto estuda, opte por músicas sem letra e com ritmos que incentivam o foco e a concentração, como as trilhas sonoras de jogos de videogame (que são criadas para estimular o jogador sem tirar sua concentração) ou sons ambiente. 

Ainda de acordo com o professor Piazzi, quando você está estudando, você está usando o lado esquerdo, processando palavras e números. Quando está ouvindo música, usa o lado direito. Portanto, uma atividade não interfere na outra. 

Porém...

Se a música possui palavras - principalmente em um idioma que você conhece - a letra da música invade o lado esquerdo, e aí...

A concentração naquilo que você está estudando diminui consideravelmente.

Erro Nº 6: não sanar as dúvidas

Eu aposto que você já ouviu de algum professor, provavelmente lá nos anos iniciais, que você não deveria ir embora da aula com dúvidas. Que você poderia perguntar quantas vezes fossem necessárias até entender.

Parece que ao longo da vida escolar e acadêmica vamos perdendo o hábito de esclarecer nossas dúvidas, seja por pressa de seguir para o próximo assunto imaginando que essa dúvida não vai nos impedir de prosseguir ou por vergonha dos colegas e até mesmo do próprio professor.

No segundo caso, tente você mesmo descobrir a resposta para sua dúvida, mas não deixe de esclarece-la, pois ela pode ser fundamental para que você entenda algum outro assunto relacionado e até mesmo te prejudicar muito em relação às suas notas.


Erro Nº 7: digitar resumos ao invés de escrever à mão

Eu, pessoalmente, gosto muito de resumos digitados.

Eles são fáceis de consultar, pois podem ser vistos no computador, no tablet, no smartphone; além de serem armazenados na nuvem e serem compartilhados com muito mais facilidade que um caderno físico.

Porém, não é sugerível que você abandone completamente o hábito de escrever à mão, pois, já foi comprovado cientificamente que escrever à mão é mais eficiente, pois você ativa mais regiões do cérebro que digitando. 

Consequentemente, quanto mais regiões em exercício, maiores as chances de você "gravar" a informação.

Um exemplo pessoal de como isso é verdade:

Eu sou absolutamente contra colas. Totalmente. Mas confesso que em algum período do meu curso de Letras, na faculdade, em meio a compromissos como os estágios que já haviam começado, a produção dos relatórios obrigatórios e as minhas tarefas no trabalho, atingi o auge do desespero e resolvi tentar criar uma cola com as informações mais importantes.

Por isso, passei os olhos ligeiramente sobre os resumos que havia feito e anotei em pedacinhos de papel os conceitos, definições e trechos que considerava mais importantes e que certamente cairiam na prova.

Ocorre que durante a prova, não foi necessário consultar os papeis. Aquilo que eu havia escrito à mão nos papeizinhos ficou gravado em minha mente e eu pude resolver as questões sem nem ao menos consultá-las.

Outros assuntos, entretanto, que eu não anotei, apenas li rapidamente, não vinham à mente de jeito nenhum.

Erro Nº 8: achar que só você tem dificuldades para entender/aprender

Sabia que esse pensamento pode bloquear e muito o seu aprendizado?

Muitas pessoas entram em desespero ao pensarem que por terem estudado duas ou três vezes um assunto e não o entenderem, são incapazes de aprender.

Se você vive na era da tecnologia e, principalmente, se segue studygrams e canais no youtube de estudantes, pode pensar que todos ao seu redor são inteligentes e que você não deveria insistir.

Ledo engano.

Muitas outras pessoas estão passando - ou já passaram - por situações como essa. 

Continue firme. Tire suas dúvidas e tente novamente.

Erro Nº 9: estudar por longos períodos de tempo

Essa você sem dúvidas já fez ou conhece alguém que já fez.

É tentador acreditar que passar horas seguidas estudando, sem pausas, é otimizar o seu tempo, é mais proveitoso pois você vai consumir mais conteúdo em menos tempo...

Porém, já existem estudos que afirmam que estudar por longos períodos de tempo são prejudiciais tanto para a mente, quando para o corpo.

São necessárias pausas para que o cérebro absorva o que foi estudado e para que o seu corpo como um todo possa se relaxar e se prepara para mais momentos estudando.

Erro Nº 10: atentar-se a detalhes estéticos em detrimento dos estudos

Tudo bem que esse não é um erro tão comum assim, mas tem aumentado - muito em razão dos studygrams e canais de estudos no youtube - o hábito de organizar esteticamente o caderno e/ou de ter recursos e materiais perfeitos para estudar de fato.

Muito embora eu goste bastante de resumos bem trabalhados, de manter uma estética clara em minhas anotações e de manter materiais e meu espaço de estudos bonito e organizado, isso não deve se tornar uma obsessão e um obstáculo para você começar a estudar.

Os marcadores de texto perfeitos, as canetas com pontas perfeitas e o tablet com os programas perfeitos, por exemplo, podem ser excelentes motivadores para que você estude de forma mais prazerosa.

Entretanto, não deixe que a falta de algumas dessas coisas te impeça de estudar com comprometimento e dedicação.


Erro Nº 11: não fazer exercícios

Já ouviu aquela frase: "eu consigo aprender com a teoria e com exemplos"?

Fazer exercícios para trabalhar a aplicação da teoria é extremamente aconselhável, pois a sua mente terá a oportunidade de se colocar diante de uma situação muitas vezes inédita e percorrer todo o percurso de recordar a teoria, adequá-la à situação, e procurar formas de aplicá-las "ao vivo".

É uma oportunidade de reforçar o seu aprendizado.

Não importa quão fácil seja a teoria, exercite-a. Você não tem nada a perder.


Se você ainda comete alguns desses erros saiba que é muito fácil corrigi-los: lembre-se do motivo pelo qual você está estudando, reforce a imagem dos resultados que você quer obter e reafirme a si mesmo que, se você quiser alcança-los, precisa fazer isso do jeito certo.

Se você gostou desse conteúdo, talvez também goste desses aqui:

Até a próxima!

11 erros na hora de estudar que você comete sem saber (e que são fáceis de corrigir)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício